Mato Grosso
MT: Protetora ambiental fala sobre os desafios no monitoramento de unidade de conservação na Amazônia
Compartilhe:
Às vésperas do dia da maior floresta tropical do planeta, a Amazônia, celebrado em 5 de setembro, Mara Régia saúda os povos da floresta e conversa com Aldeiza Lago, gerente de unidades de conservação na região amazônica.
Nesta edição do Viva Maria, a entrevistada comenta sobre a rotina e seus desafios diários nas ações de monitoramento e fiscalização do Parque Nacional do Juruena. A unidade de proteção integral está localizada entre o norte do estado do Mato Grosso e sul do Amazonas e engloba diversos municípios, entre eles, os municípios de Apiacás, Apuí, Colniza, Cotriguaçu, Maués e Nova Bandeirantes.
Aldeiza Lago é uma dessas mulheres guerreiras e inspiradoras que desempenham papel fundamental na proteção dos nossos biomas, especialmente da floresta amazônica. Mara Régia a conheceu durante uma expedição ao Mosaico do Apuí, no Sul do Amazonas, em 2017.
Ela fala sobre o dia de campo frente a essa atuação com as comunidades locais. “A gente trabalha com comunidades ribeirinhas, indígenas, já visitei várias, teve comunidades em que passei 2 a 3 dias para chegar. Para a gente chegar até essas pessoas, geralmente passamos por alguns conflitos como ações de grilagem de terra, pesca ilegal, garimpo, então esse trabalho requer um cuidado e uma atenção especial”,conta.
Radioebec.com.br